26 de setembro de 2008

A roupa de domingo

Quase todas as crianças têm umas peças de roupa menos usadas para vestir ao fim de semana, para sair, para ir à missa. Não são roupas novas, mas também não se usam todos os dias, pelo menos durante uns tempos. Lá vem o dia em que começam a deixar de servir, em que se compram outras roupas e as que eram de domingo passam a andar às voltas pelos dias da semana.

Ontem, a conversar acerca da roupa e do Inverno que se aproxima percebi, uma vez mais, as enormes diferenças que nos separam, desta vez nas roupas de domingo. Falava com uma mulher jovem, muito jovem, mãe de quatro rapazes, que por estes dias troca as hortas dos patrões pelas vindimas para ganhar mais um pouco na "empreitada".

Foi para ela que encaminhei alguns dos sacos de roupa que vocês mandaram e foi dela que recebi um olhar cheio de brilho, aquele brilho que só as surpresas boas conseguem despertar. Agradeceu-me e com poucas palavras - que o vento apertava a garganta e as lentes de contacto incomodavam - disse-lhe que transmitiria a todos esse obrigado. Aqui estão os nossos "OBRIGADA".

"Agora vou ver bem porque há ali muita roupa de domingo", disse. Calei-me, voltei a olhar para ela enquanto me falava da vindima de sábado. Provavelmente não nos encontraremos tão cedo. Sei que vou lembrar-me dela quando escolher a roupa dos miúdos, no domingo.

Sem comentários:

Enviar um comentário