9 de janeiro de 2009

Trabalhos de casa



Nas férias de Natal um dos trabalhos de casa do meu filho vinha acompanhado de uma receita. Tinha de fazer bolinhos, em "forma de zero", para no dia 5 decorar na escola. Tudo isto com a ajuda da família.

Estava instalado o alvoroço. A receita andou de mão em mão quase todos os dias. Também nos sentíamos curiosos e, confesso, um pouco ansiosos devido a experiências culinárias anteriores.
Deixamos, portanto, esta tarefa para o último dia de férias, não fossem os bolos partir algum dente. No Dia de Reis, alunos e professores iriam oferecê-los, à população da aldeia, quando fossem cantar as janeiras. Tive o privilegio de os acompanhar neste dia e adorei. Mas acerca disso escreverei mais tarde.

Voltando à nossa cozinha, a ansiedade ia aumentando à medida que chegava a hora de fazer os bolinhos. Na última vez que fizemos bolachas, estranhamente, endureceram mal saíram do forno! Ok, toda a família gosta de inventar qualquer coisita na cozinha... Mas desta vez estava decidido. Seguimos a receita à letra e... ficaram saborosos. E, eu e o pai um pouco espantados...

Muito mais deliciosos foram aqueles momentos. Toda a família participou nos trabalhos de casa, incluindo a Laura que, em vez de moldar a massa... a comeu. A Mariana aproveitou a farinha espalhada, na pedra preta, para desenhar lindos corações, e tanto ela como o Manuel, aproveitando a confusão, encheram os dedos, a boca e a cara com o mais doce de todos os ingredientes.

Resultado final; o Manuel ficou feliz com o trabalho que levou para a escola, e os bolos ficaram deliciosos. Como seria de esperar, aqueles que, com o acordo de todos, "não estavam lá muito bons", ficaram em casa. E, a receita também!


Sem comentários:

Enviar um comentário