30 de outubro de 2009

Pão por Deus

Hoje o meu dia começou de uma forma fantástica! Porque vivemos numa aldeia, porque as crianças aqui ainda vão, de porta em porta, pedir o Pão por Deus, porque este ano descidimos fazer bolinhos, para os utentes do nosso Centro de Dia oferecerem aos miúdos e... porque tenho o enorme privilégio e poder participar em actividades destas, comecei o dia a aprender a fazer pão.
Temos a sorte de ter por perto pessoas maravilhosas como o Sr Joaquim, a D Ilda, a D Maria e o Ivo, que nos ofereceram o seu trabalho e o forno da sua casa. E assim conseguimos fazer mais de 300 pãezinhos para oferecer.
Não vou estar na entrega dos pães mas, estive durante várias horas a aprender, a partilhar e a fazer pães. E ficaram deliciosos!



A Dona Ilda trouxe a massa que a levantou da cama às 4 da manhã.



O Sr. Joaquim foi quem aqueceu o forno e quem tinha a tarefa de colocar os tabuleiros cheios de pães lá para dentro.



A Dona Maria, o Ivo e eu moldavamos a massa. Foi o Ivo quem me ensinou tudo acerca desta tarefa. As suas mãozinhas dançavam em torno da massa em movimentos lindos e sempre divertidos.



tabuleiros cheios de pães, já "pintados" com gemas de ovo que...



... seguiam para dentro do forno!



resultado final: mais de três centenas de pães que vão juntar novos e velhos, alunos, professores, vizinhos... Quanto a mim, não posso estar mais contente por ter estado aqui, por ter começado o meu dia, bem cedo, e tão cheio de coisas boas!

1 comentário:

  1. Olá Isabel...Obrigado pelo Vosso contributo, pela Vossa dedicação....Estavam deliciosos!
    Para mim também foi um dia em cheio! Foi com um enorme prazer que dei continuidade ao Vosso trabalho ajudando a distribuir todas as 'broinhas' pelos meninos das várias escolas, pelos nossos idosos, pelos colaboradores do centro e pelos que nos rodeiam...e na próxima segunda-feira há mais! :)

    Entretanto desejo-te um óptimo fim de semana, com um enorme abraço! Beijos Sara L.

    ResponderEliminar