25 de novembro de 2009

Natal e presentes solidários



Adoro o Natal! Adoro! Cá em casa juntamos os miúdos e vamos apanhar musgo para o presépio, colocamos luzinhas e estrelas no corrimão da escada que dá para os quartos, fazemos doces... (quer dizer... encomendo a maioria pois não tenho muito jeito para doces, mas...) Continuando... recebemos, como aconteceu o ano passado, pessoas que não tenham família e confesso, para mim, receber e servir estas pessoas deixa-me muito feliz. Por um lado pela oportunidade de Viver o Natal e também por poder mostrar aos meus filhos o que é realmente o Natal... que é muito mais que o momento da troca de presentes. Ter convidados à mesa que conhecemos mal, ou que nem sequer conhecemos, mas a quem nos entregamos. No ano passado lembro-me de um senhor que veio com o filho jantar cá a casa na noite de 24 e almoçar no dia 25. Não foi fácil... não, não posso dizer que foi.... em particular, porque era ele, um homem de 45 anos, nos impediu, a todos, de abrir os nossos presentes. Logo que algum de nós recebia um embrulho ele vinha e, com o pretexto de nos ajudar, abria ele por nós... Na altura não soube bem e com toda a legitimidade houve quem ficasse um pouco chateado mas, algum tempo depois, rimo-nos com este e outros episódios do Natal.
No entanto, penso que nenhum de nós se pode esquecer das palavras que este homem disse quando recebeu o presente que tinhamos para ele; "sabe, há mais de vinte anos que não recebo uma prenda de Natal...."
Foi assim o ano passado e este ano ainda não sabemos como vai ser. O nosso padre é dirige esta partilha de jantares pelas famílias que se oferecem para receber e nem fazemos ideia de quem teremos connosco mas, e porque se aproxima esta festa maravilhosa os mails relacionados com o Natal já começam a chegar. Um deles leva-nos para este endereço http://www.presentessolidarios.pt/ e merece toda a minha atenção. Vou participar por vários motivos e um deles é porque nasci em África e sei como a realidade lá é, tantas vezes, tão diferente da minha.

Sem comentários:

Enviar um comentário