22 de setembro de 2008

espojados no chão

A semana passada fui buscar a minha filha à escola, como faço diariamente. Porque a pequena estava muito rabujenta decidi ir mais cedo para ver se a adormecia no carro. Engano meu, a bebe não é de desperdiçar nada e dormir para ela deve parecer-lhe uma perda de tempo... Ou talvez já estivesse a adivinhar a cena.

Ao aproximar-me percebi que havia crianças na entrada da escola, dentro dos portões digo, mas fora do edifício. Mais perto vi que uns estavam deitados e outros sentados no chão. Uau!!! o que estarão a fazer... Com o carro já parado, mas de forma a não ser descoberta, percebi que era a turma da minha filha. Sentada num pequeno muro, a professora ia dando instruções aos que se aproximavam dela. Os alunos estavam espalhados pelo chão, uns deitados, outros sentados, todos a desenhar a escola.

Pergunto-me quantos terão desenhado a professora ali sentada. Para mim, naquele momento, a professora "foi" a verdadeira escola. E foi a escola porque proporcionou aos seus alunos um momento de liberdade e criatividade.

Adorei ter chegado mais cedo! Que bom ver a minha filha ali, no chão, rodeada de amigos, a desenhar. Viva a escola que é feita também com estes momento.

1 comentário:

  1. "A melhor escola - os joelhos de uma mãe."
    ( James Russell Lowell )

    Tudo o que aprendêmos na escola é um trabalho de muitas gerações.

    Quando recebêmos essa herança, devêmos honrá-la, acrescentá-la e depositá-la nas mãos de nossos filhos

    ResponderEliminar