3 de outubro de 2008

ensaio sobre a cegueira

Gosto de ouvir

Gosto de levar as miúdas à escola. Gosto. Gosto porque gosto delas e gosto porque àquela hora apetece-me ouvir. Assim, se não me perguntam nada divido as orelhas entre o banco de trás e a TSF, à espera da crónica do Fernando Alves, que por simpatia e sem perceberem grande coisa ambas confessaram, hoje, gostar também de ouvir. Achei o máximo o companheirismo.

Hoje, já depois de as deixar na escola ouvi algo verdadeiramente absurdo. A maior associação de cegos dos Estados Unidos está a apelar ao boicote do filme "Ensaio sobre a cegueira", realizado a partir do livro de José Saramago. Li o livro à vários anos e gostei imenso. Gostei porque gosto de Saramago e gostei porque se trata de uma história que me fez pensar no que é a essência do Ser Humano e como nos podemos perder dela diante de alguns obstáculos. Acho, portanto, ridícula a posição desta associação que passa ao mundo a ideia de que os seus associados são todos pessoas básicas, que não entendem o sentido da palavra alegoria. O que não é verdade.

Mas como de manhã gosto muito de ouvir, confesso que gostei das palavras do nosso nobel da literatura que "encerrou" a polémica antes de ela começar e gostei de ouvir o representante dos nossos cegos que apesar de não poder ver o filme, infelizmente, pode e está a ler o livro. Gostei de ouvir.

Sem comentários:

Enviar um comentário