29 de dezembro de 2008

Uma fogueira para aquecer O menino





Sempre que posso tento transmitir aos meus filhos como foi a minha infância, tanto nas aventuras como nos disparates. Bem, não conto todos porque também sou a mãe deles e neste momento alguns poderia ser usados contra mim... Mas, a verdade é que falamos muito e tento mostrar-lhes, ao vivo, algumas das experiências e lugares que mais me marcaram.

Uma dessas experiências é sem dúvida a enorme fogueira que sempre se acendeu em frente à Sé Catedral de Castelo Branco. Também na aldeia onde vivi alguns anos, quando era muito pequena, se fazia e, felizmente, continua a fazer uma fogueira, junto à capela. Acendem-se os madeiros na véspera da noite de Natal e fica acesa até ao Ano Novo.
Este ano ainda não consegui que os miúdos vissem nenhuma delas acesa mas deixo aqui uma fotografia dos madeiros que, três dias antes da noite de Natal, já estavam à porta da igreja, preparados, juntos e cheios de coragem para esta missão, de se fazerem cinzas, para aquecer O Menino.
Que bom voltar a estas recordações tão marcadas pelo frio que nos "cortava" a pele mas que não nos impedia de ali permanecer, a fazer companhia ao Aniversariante e a aquecer as mãos até que o sono vencia a teimosia dos poucos anos que tínhamos.