28 de janeiro de 2009

Uma cativante declaração de amor

Um dos verbos que mais gosto é o verbo cativar. Gosto de ser cativada e tenho a sorte de viver esta experiência com alguma frequência. Aqui, na blogosfera - que é um espaço onde me sinto um tanto ou quanto... "naba", porque não entendo muito de todas estas "teclas" - há algo que sei fazer, razoavelmente bem; pesquisar.

E, é nestas minhas pesquisas que tantas vezes me surpreendo e sinto cativada. Assim aconteceu, por mero acaso, quando descobri este blog http://toquesdedeus.blogspot.com que sigo, semanalmente. Gosto dos textos, das "janelas" que a partir deste espaço se me abrem e gosto muito da forma de ver a vida de quem está atrás destes toques de Deus.

Um dos últimos textos publicados tem por título "Declaração de Amor" e é sem dúvida uma das mais cativantes declarações que já li. Então, entrei em contacto com o autor e pedi-lhe se podia publica-la aqui. Respondeu-me que sim. Por isso, e porque é um blog que recomendo a todos, deixo-vos aqui este texto, tão simples, tão transparente, belo.
Daqui, da minha aldeia, envio para Madrid um muito obrigada ao Zé Maria Brito e muita sorte para os exames.


"Declaração de Amor"

"Esta Igreja que eu amo, confirmou o meu desejo e “escolheu-me” para ser ordenado primeiro Diácono e depois Presbítero. O saber-me escolhido é o que mais me liberta. A força com que avanço não é minha. E quando na ordenação perguntarem: «sabeis se são dignos?», vamos rir juntos, Senhor! Quem disse que na Liturgia não havia lugar para o humor? Tu sabes tudo Senhor... Sabes que te amo. Sabes de cor os meus sonhos para mim, para Igreja e para o mundo. Sabes como desejo ser mais transparente, como gostava de desistir dos meus sonhos de grandeza e de viver com o pescoço menos esticado. Conheces desde sempre o meu desejo de ser simples e sabes também o trabalho que Te tem dado ensinar-me a ser apenas mais um...Sabes como desejo ajudar a Igreja a ser mais despojada, mais participada e assumida por todos. Como gostava de ajudar a Igreja a curvar-se mais sobre os homens e as mulheres caídos no caminho e a passar menos adiante. Uma Igreja em que as dúvidas fossem mais partilhadas e as certezas mais assumidas na comunhão daqueles que as procuram em conjunto. Sabes bem que gostava de ser tão paciente com esta Igreja e com todas as pessoas como Tu és comigo.Sabes como amo esta Igreja em que Te encontro em gestos e palavras, esta Igreja que acompanha os esquecidos, alenta os desolados e não desiste da alegria e da esperança. Sabes que amo esta Igreja que conhece os seus limites e busca contigo a justiça. Uma Igreja que é sinal e que transporta a luz que lhe confias.É aqui que quero dar a vida com entusiasmo, aprendendo os momentos em que devo calar-me e os momentos em que não devo calar a indignação. É aqui que quero servir, fazendo-me transparente para que Tu possas aproximar-Te daqueles com que me for cruzando. É no meio de um mundo habitado por Ti que quero servir e ser Igreja. Agradeço a beleza da realidade em que me chamas a viver e desejo mais. Desejo um mundo em que o essencial e o acessório não se confundam. Em que a economia sirva o ser humano, em que a política não desista do bem comum. Gostava de um mundo em que a vingança não fosse o caminho em que o bem fosse resposta ao mal. Sei Senhor, que Tu nos acompanhas com fidelidade e paciência que Te comunicas constantemente, e que não nos deixas abandonados nos nossos desejos, sonhos e gestos... nas nossas ansiedades! Aqui estou, desejando dizer-Te com uma sinceridade pobre e frágil: a minha vida é para Ti, quero servir-Te nos outros, nesta Igreja e neste mundo que amo e me provocam. É aqui que escuto o Teu convite a apaixonar-me pelo Teu Reino.
nota: se Deus quiser serei ordenado diácono no dia 28 de Março (daqui a 2 meses)".
Publicada por Zé Maria Brito,sj , em
http://toquesdedeus.blogspot.com

1 comentário:

  1. Muito obrigado... pela publicação... e pelo desejo de sorte para os exames que estão a correr bem.
    abraço

    ResponderEliminar