24 de fevereiro de 2009

"Eu também" quero ser uma maçã



Ontem, a minha filha Laura veio "trazer-me" um livro que adoro. Gatinhava em direcção a mim pois este livro tem um formato grande, relativamente ao tamanho dela, mas conseguiu coloca-lo no sofá e começou a folheá-lo.
Percebi, que apesar dos seus 14 meses, já gosta deste livro que é, sem dúvida, um dos livros da minha vida.

Entra em muitas e maravilhosas lembranças que tenho e lembra-me, sempre, a minha filha mais velha, que com quatro anitos ou cinco, já dizia que também queria ser uma maça!

A minha filha mais velha recorda-se, até hoje, desse desejo que ficou marcado para sempre em nós e nas nossas leituras.

São as palavras de José Eduardo Agualusa, no maravilhoso "Estranhões e Bizarrocos".

"Quando perguntaram a Joaninha o que é que ela queria ser quando fosse grande (há sempre o dia em que um adulto nos faz essa pergunta), ela não hesitou:

- Quando for grande quero ser maçã! Disse aquilo com tanta convicção que a mãe se assustou:- Maçã?

A maior parte das crianças quer ser: a)astronauta b)médica/o c) corredor de automóveis d) futebolista e) cantor/a f) presidente.

Há algumas respostas mais originais: "Quero ser solteiro", confessou o filho de uma amiga minha. Conheço uma menininha que foi ainda mais ambiciosa:- Quando for grande quero ser feliz.

Mas maçã? Joaninha, meu amor, maçã porquê? (...)

No dia em que entrou para a escola a professora fez a todos os meninos a mesma pergunta:

- Ora então vamos lá saber o que é que vocês querem ser quando forem grandes... Astronauta. Pilotos de fórmula 1...Actriz. E tu Joaninha? - Eu quero ser maçã! Risos.

Os outros meninos começaram a fazer troça dela:- Maçã raineta! Maçã raineta!...

- Se a Joaninha pode ser maçã, senhora professora, eu quero ser um avião...Ela nem fazia caso. Quando crescesse havia de ser maçã, sim, uma maçã verde, luminosa, tão perfumada como uma manhã de primavera. (...)


Sem comentários:

Enviar um comentário