6 de março de 2009

Big cão - Um gigante e amigo


Mariana e Noé - Os amigos só morrem se os esquecermos...

Esta semana morreu um dos nossos cães. Vivemos agora com duas "senhoras", um velho brincalão (filho de outros amigos e que nasceu exactamente 15 dias antes do nascimento do meu filho) e duas maravilhosas e valentes gatas, mãe e filha. Somos, portanto, uma família que têm laços muito fortes com os animais.

Cá em casa já viveram várias raças e, apesar de todos continuarem vivos dentro de nós, é sempre duro quando temos que nos separar deles, seja quando os deixamos internados na clínica ou quando partem. Durante estes anos partilhamos este espaço com cães, gatos, galinhas, um coelho anão (que chegou a ir à escola da minha filha fazer uma visita), uma cabra (também anã) que se achava a rainha das redondezas e que desfilava perante a curiosidade dos amigos e vizinhos, sempre muito elegante, no cimo dos seus pequenos cascos, uma porca, um papagaio, vários pássaros, peixes, tartarugas e até uma linda e enorme iguana.

Na quarta-feira, precisamente às 5 da tarde (soava o sino da capela) eu, o nosso veterinário e colega, vimos cair um dos gigantes que veio cá para casa à cinco anos. Lembro-me quando o trouxemos para casa, ainda bebé. De o ver contrariar toda e qualquer ordem que lhe déssemos e do crescimento dele tão rápido e dão doce. Lembro-me dele a esconder a cabeça nas minhas pernas, no veterinário, acreditando que estava escondido, ainda que de pé fosse mais alto que eu. Lembro-me de ele andar com os meus filhos às costas e eles também se lembram.

Todos sentimos muito a falta do nosso Big e continuaremos a sentir pois era parte da nossa família. Podia não ser exactamente o guardião que a vizinhança temia, podia até ser a flor de estufa do canil, mas era sem dúvida um amigo que sempre confiou em nós. E que sempre nos deu muitos momentos de gargalhadas, cheios da sua gigante docilidade.

Um destes dias iremos lembrar só as partes boas. Hoje, temos lágrimas a encher-nos os olhos e uma enorme saudade de o encontrar todas as manhãs. Adeus Big.

Sem comentários:

Enviar um comentário