12 de maio de 2009

Chegar a casa



Hoje resolvi trazer para aqui as palavras do pediatra Mário Cordeiro, e que ficaram a fazer eco em mim...

Numa conferência que decorreu, recentemente, em Oeiras, Mário Cordeiro falou de birras e também de problemas mais graves que poderiam ser evitados se os pais conseguissem largar tudo quando chegam a casa para se dedicarem, inteiramente, aos seus filhos durante dez minutos.

Ao fim do dia os filhos têm tantas saudades dos pais e têm uma expectativa tão grande em relação ao momento da sua chegada a casa que bastava chegar... largar a pasta... o telemóvel... e FICAR EXCLUSIVAMENTE DISPINÍVEL para eles (...).

Passados dez minutos os próprios filhos deixam os pais, naturalmente, e voltam para as suas brincadeiras. Estes minutos de atenção exclusiva servem para tranquilizar as crianças e também para que sintam que os pais também morrem de saudades deles. Que são uma prioridade absoluta na sua vida.

Claro que os dez minutos podem ser estendidos ou até encurtados conforme as circunstâncias do momento ou de cada dia. A ideia é que haja um tempo suficiente e de grande qualidade para estar com os filhos e dedicar-lhes toda a atenção.

Por incrível que pareça, esta atitude de largar tudo e desligar o telemóvel tem efeitos imediatos e facilmente verificáveis no dia-a-dia.

Todos os pais sabem por experiência própria que o cansaço do fim de dia, os nervos e stress acumulados e ainda a falta de atenção ou disponibilidade para estar com os filhos, dão origem a uma espiral negativa de sentimentos, impaciências e birras.

Uma criança que espera pelos pais o dia inteiro e, quando os vê chegar, não os sente disponíveis para ela, acaba fatalmente por chamar a sua atenção da pior forma.

Por tudo isto e pelo que fica dito no início sobre a importância fundamental que os pais-homem têm no desenvolvimento dos seus filhos, é bom não perder de vista os timings e perceber que está nas nossas mãos fazer o tempo correr a nosso favor.


Texto adaptado do Boletim de Julho, da Acreditar

Sem comentários:

Enviar um comentário