30 de novembro de 2009

Árvore de Natal à espera de Tempo


(esta é a árvore do Tempo, que está na Igreja do Milharado. A foto foi tirada no sábado. Semana após semana trarei novas imagens e, tenho a certeza, esta árvores irá ficando cada vez mais bonita!)

Achei a ideia fantástica! E fico radiante por poder contribuir para a sua realização. O projecto é do Padre Paulo Serra, Prior do Milharado, que é um homem cheio de ideias originais, simples e sempre muito cativantes... Esta é uma delas. Trata-se de uma árvore de Natal que, em vez de ser decorada com bolas, fitas e luzes, será enfeitada, gradual e semanalmente com folhas, flores e frutos feitos de papel. Será uma árvore de Natal muito diferente e está no centro do desafio que que o Padre Paulo fez este ano a todas as pessoas.

Pois bem, em vez de pedir roupas e brinquedos, o que normalmente leva a que darmos o que já não precisamos e, raramente, o que nos faz falta... este ano o Padre Paulo pediu-nos que ofereçamos algo que todos precisamos sempre muito... pediu-nos tempo! Sim, tempo! Tempo para dedicarmos ao outro... tempo para visitar um doente, para estar sentado com o filho, meia hora, a brincar ou a fazer um jogo... tempo para ir jantar fora com a mulher ou o marido (para que o casal possa estar junto). Pediu a cada um esse género de coisas que, devido à falta de tempo, não fazemos habitualmente....). Que ofereçamos o nosso tempo a fazer um trabalho em tricot ou postais de Natal que possam ser vendidos e arranjar fundos para as IPSS (para pagar contas por exemplo, como da água ou luz...). Tempo para vermos um filme com os nossos filhos, ainda que pela enésima vez, partilhando do entusiasmo deles... tempo para fazer um bolo para a avó, para telefonar àquela pessoa que nos vai "agarrar" ao telefone, quase uma hora, e nos vai fazer ouvir as mesmas "dores" que já ouvimos mil vezes, e que já sabemos nem sequer são reais... enfim, pediu-nos tempo. E, também nos pediu para pensarmos em como nos podemos dedicar um pouco mais ao outro.


(folha de papel)

Cada um de nós, crianças e adultos, esceverá semanalmente, na folha de papel, o que fez essa semana e que tempo dedicou ao outro, sem assinaturas, sem vaidades.
O grande desejo para este Natal é que consigamos "vestir" e decorar a nossa árvore com muito tempo!
Volto a repetir-me mas achei a ideia maravilhosa e, cá em casa, já todos temos folhas. Quando nos aproximamos de uma festa tão bonita como o Natal, em que até os corações mais "fechados" não passam indiferentes... quando temos tanto e damos apenas o que nos sobra, e não o que nós somos.... quando tudo nos distrai e nos tenta manter "adormecidos" em sonhos encantados para não vermos a realidade. Quando a nossa realidade interior é "maquilhada" com compras e mais compras.... quando tudo à nossa volta nos tenta condicionar o olhar apenas para o bonito, para o confortável... quando tudo isto acontece... é tempo de parar... de olhar para a alegria que todos temos quando nos damos a quem precisa de nós. Temos que acreditar na alegria, que tenho a certeza absoluta, todo o ser humano sente quando se dá... Passem a palavra... convidem todos este Natal a dar um pouco do seu tempo. E não fiquem por aqui... há imensas árvores despidas, à espera de folhas feitas de tempo. Nas casas que conhecemos... na abundância dos nossos dias... pela vida, esse previlégio maior que nos é dado.

5 comentários:

  1. Isabel
    Com efeito, esta é uma ideia maravilhosa. Parabéns! a copiar...

    ResponderEliminar
  2. Olá Isabel, acho que me criticou antes de tempo: a ideia e o blogue são o meu destaque da semana na próxima sexta-feira na Antena 1, e no meu blog tb está um destaque no lado direito. Já pensava tê-lo feito, mas só hoje foi feriado para mim...
    PRD

    ResponderEliminar
  3. Grande sábio, esse vosso padre Paulo.

    ResponderEliminar
  4. fascinada. criativo e dinamizador. um padre com ideias que podem ajudar a mudar um bocadinho a cabeça e o coração das pessoas. pela minha parte, divulgarei. esse é o verdadeiro espírito do Natal.

    ResponderEliminar
  5. Fantástica ideia! Extremamente criativa que traz essa visão tão especial do que é a vivência do tempo de natal...

    ResponderEliminar