11 de fevereiro de 2010

Hoje, Nelson Mandela

Encontrei este texto no blogue da jornalista Laurinda Alves, em http://laurindaalves.blogs.sapo.pt. São palavras que falam de um homem que para mim é uma das pessoas que mais admiro no mundo. Comove-me sempre ouvir falar dele porque me lembro bem de assistir ao momento em que saiu da prisão, há vinte anos atrás.
Foi um momento da História, ao qual assisti pela tv e que nunca irei esquecer. Emocionou-me na altura e emociona-me hoje.
Sempre que falo de Nelson Mandela aos meus filhos e recorro ao seu percurso como exemplo lembro-me bem daqueles anos em que estivemos à espera. A aguardar aquele dia que nunca mais chegava. Na altura era já um dos meus ídolos e quando, finalmente, saíu em liberdade lembro-me de ter chorado. Ali estava homem que tanto desejavamos ver livre e que, com uma tranquilidade inquietante, caminhava lentamente para se tornar numa lição de paz, amor e perdão que não deixou ninguém indiferente.
Aqui, está o post de Laurinda Alves.

"Mais um gesto de perdão de Nelson Mandela"



"11 de Fevereiro é uma data histórica por várias razões e uma delas, porventura das mais expressivas, é a libertação de Nelson Mandela em 1990, depois de 27 anos consecutivos vividos atrás das grades. Hoje, dia 11 de Fevereiro, Nelson Mandela vai ao Parlamento Sul Africano assistir ao discurso do presidente Jacob Zuma sobre o estado da Nação e, à noite, dá um jantar em sua casa para celebrar os 20 anos de liberdade. Mandela decidiu convidar antigos guardas prisionais da cadeia de alta segurança de Robben Island, onde esteve preso, e o seu carcereiro é um dos convidados de honra, por assim dizer. É extraordinário este gesto de perdão (mais um!) de Nelson Mandela. Quem conhece a minúscula cela onde viveu e sofreu longas penas diz que a sua capacidade de perdão é inesgotável. Acredito. Vale a pena ler Um Longo Caminho Para a Liberdade, a autobiografia em que Mandela relata episódios incríveis da sua vida, mas onde também revela toda a sua liberdade interior, a sua nobreza de carácter e uma visão ampla e luminosa de um mundo cheio de sombras."

1 comentário:

  1. Isabel, partilho esta admiração por Nelson Mandela. Além do livro que li com muito interesse e surpresa, recomendo também o filme do qual também já falei no meu blog e que conta precisamente a história desta relação com o carcereiro de quem fala a Laurinda: Goodbye Bafana. Muito bom! Bj.

    ResponderEliminar