26 de maio de 2010

encontros e histórias

A II edição da semana da leitura, do Centro Social e Paroquial do Milharado está a decorrer desde segunda-feira e tem sido um prazer imenso apresentar e conduzir as manhãs que reúnem crianças dos jardins de infância e das escolas do 1º ciclo aos nossos utentes. Nada se compara ao sorriso com que me recebem logo pela manhã, nem à alegria com que observam as crianças durante as sessões, quando um dos convidados esta a contar uma história. Iniciamos esta "maratona" com um conto que falava de animais e de sons e descobrimos juntos que os grilos, os pirilampos, os sapos e tantos outros animais são música e luz das noites de muitos de nós.



Na terça-feira recebemos com grande prazer e desassossego o Comandante dos Bombeiros da Malveira. O Comandante Miguel não trouxe uma história, mas sim, a sua própria história. Falou do sua entrada nos bombeiros, ainda criança, através da fanfarra, do momento em que subiu a cadete, do seu primeiro grande incêndio (comum ao imaginário dos adultos pela enorme tristeza que guardamos do momento em que vimos o Chiado a arder...). Depois falou também do dia do seu casamento, dos filhos, da mulher e da sua aldeia. O Comandante Miguel lembrou o cuidado que devemos ter com o fogo, mostrou-nos imensos pormenores associados a esta missão tão nobre e, emocionou-nos com as recordações que "acordou" nos mais velhos, através do significado do som das sirenes.



O Comandante Miguel ensinou-nos ainda como brincava aos bombeiros quando era criança. Trouxe um saco de plástico e uma tesoura e fez um chapéu que encheu de orgulho todos os que o usaram! Muito bom.


Hoje tivemos a visita da educadora Graça que nos contou e encantou a todos através da maneira cativante e sedutora com que conta a história da Rapunzel. Prendeu a atenção das crianças, mas também dos adultos e, em especial, dos mais velhos que não tiravam os olhos dela e que riam, pois para eles esta história é também uma novidade!
O senhor Sampaio, o rouxinol do Centro de Dia, cantou a bom cantar, em português e espanhol, um pouco todos os dias. Emociona-me ver um homem com a idade dele, com as feridas que traz, na alma e também no corpo, levantar-se com tanta dignidade, apoiando-se no seu andarilho para cantar bem alto. Sente-se como fica feliz por perceber que não foi esquecido, que é reconhecido pelos meninos que o ouviram cantar há um ano. Também a D. Piedade, dos seus 87 anos, tem recitado várias poesias da sua autoria. Não sabe ler, mas mostra-nos a cada encontro, uma memória fantástica e lança o desafio, a cada um de nós, para olharmos com mais atenção para as inúmeras capacidades dos idosos... alertas que nos podem ajudar, servindo-nos de exemplo. Muito, muito bom.
Amanhã contamos com o Prior do Milharado, Padre Paulo Serra, que para além de iniciar a sessão (como faz diariamente), também será o contador de serviço. Na sexta-feira recebemos o Cabo Costa, representante da GNR, e que todos conhecemos através das acções que desenvolve, no âmbito do projecto Escola Segura. Já esteve connosco no Centro de Dia, deu-nos bons conselhos... esta semana virá como contador de histórias! Sabe muito bem assistir a todos estes encontros e, apesar de estar um pouco rouca, tenho conseguido conduzir as sessões de uma forma bastante clara... pelo menos é o que sinto, ainda que as palavras às vezes se enrolem à língua... e, algumas vezes, não acompanhem a velocidade dos pensamentos... mas ninguém nota e eu tenho-me divertido à brava! Sinto-me melhor a cada dia. E às vezes até me esqueço das recomendações médicas... tal não é a eficácia desta medicação, que tenho feito esta semana, e que tomo através de us comprimidos que, como diz a bula são constituídos de sorrisos em rostos já vividos, inquietação e ternura nos olhares mais novos e... uma enorme dosagem de previlégio, por estar a assistir a isto tudo. Contra-indicações esta medicação... não tem.! E, é mesmo esta que me faz sentir melhor a cada dia.

1 comentário:

  1. São fantásticas estas iniciativas; enriquecem sem excepção, todos os que participam nelas. E colocar a infância junto da velhice é o melhor que se pode fazer, pois ambas se tocam nos extremos da vida.
    Continuação das melhoras, mas já vi que vais de vento em popa. Feliz!

    ResponderEliminar