13 de dezembro de 2008

À procura da lua




Ontem, ao fim da tarde andei à procura da lua. Ao telefone com o meu marido - que me alerta sempre para momentos mágicos da Natureza como este - ouvia-o falar da Lua gigante que o acompanhava entre Cascais e Lisboa. Não a encontrei logo mas, quando a vi percebi do que estava a falar. Sim, estava enorme e linda!

Os miúdos, que já se acostumaram a observar connosco a lua, a comentar as suas formas e às vezes até a imaginar histórias fantásticas relacionadas com ela, também ficaram surpreendidos com a lua que ontem partilhamos.

Hoje o Público explica-nos o que aconteceu. Cá em casa a Lua gigante vai ser tema de pesquisas este fim de semana. Estou ansiosa por ouvir as perguntas maravilhosas que vão surgir. Que sorte morarmos numa aldeia pequena onde há pouca luz, ainda que às vezes, em noites de mau humor, reclame da falta de iluminação. Nesses momentos vou lembrar-me das vantagens de estar aqui numa noite de lua cheia.


(Texto publicado ontem, dia 12/12/2008 no Jornal Público)

Satélite está mais perto da Terra do que o normal

Hoje a lua cheia vai ser a maior dos últimos quinze anos

A lua vai estar hoje cerca de 30.000 quilómetros mais perto da Terra do que o normal. Por isso quem olhar pela janela e achar o satélite mais brilhante não está enganado, está a ver a maior lua cheia dos últimos quinze anos.A lua tem uma órbita elíptica à volta da Terra, por isso não está sempre à mesma distância do planeta. Hoje está só a 363.000 quilómetros da Terra, por isso estará 14 por cento maior e 30 por cento mais brilhante, explicou a Nasa.“É só de alguns em alguns anos que uma lua cheia coincide com a parte da órbita em que esta está mais perto da Terra”, disse Marek Kukula à BBC News, um astrónomo da Observatório Real do Reino Unido.Segundo o cientista, quando a lua estiver perto do horizonte, vai parecer maior devido a um fenómeno neurológico. “Quando a lua está mais perto do horizonte, o nosso cérebro interpreta-a como sendo maior do que na realidade é, a isto chama-se 'ilusão lunar'”, disse Robert Massey, da Real Sociedade de Astronomia do Reino Unido. No entanto, o especialista avisou para não se ter demasiadas expectativas. “A lua pode estar mais luminosa e parecer maior, mas para o olho é bastante difícil perceber a diferença. O olho vai compensar a luz que está a mais, não vai parecer que é dia”, acrescentou Massey.

Sem comentários:

Enviar um comentário