2 de janeiro de 2010

Presentes de Natal


primeiro presente...

Este Natal recebi três presentes maravilhosos! Um deles está ligado a este momento. Ao visitar a minha mãe. Já não a encontrava acordada há alguns meses e quando estava desperta sabia que não me reconhecia. Mas, este Natal foi diferente... sempre que a visito, no lar onde está internada, canto-lhe as cantigas que ela me cantava quando era criança. Acredito que ela me ouve (afinal a audição é o último sentido que perdemos) e que naqueles momentos a minha voz será mais forte que a Alzeihmer e que voltamos juntas a muitos anos atrás... Depois, quando volto à realidade e percebo que não me reconhece, sofro. E sofro mais ainda perante a impotência de a pegar ao colo e a levar de novo para o meu mundo. Às vezes sinto que sou demasiado egoísta, outras zango-me com Deus. Por tê-la ali... mas não saio sem passar pela capela e fazer as pazes com Ele pois, no fundo, tenho a certeza que Ele acompanha o meu anjo dia e noite.
Mas, este Natal foi diferente. Durante o tempo que estivemos juntas sei (porque a conheço muito bem e porque senti) que ela me estava a reconhecer. Aquele olhar, que não parava de me seguir, falava comigo de coisas só nossas, com uma lucidez e sintonia que acontece entre mães e filhos e onde as palavras às vezes são
desnecessárias. Fiquei radiante e o meu coração estava cheio de alegria.


segundo presente

Na noite de Natal fomos à Missa do Galo, que no Milharado acontece à meia-noite. Estava uma noite muito, muito fria mas dentro da Igreja o calor dos sorrisos e dos olhares era muito mais forte. A alegria nas palavras do nosso Prior foi contagiante, apesar dos muitos olhinhos cheios de sono. Terminada a missa saímos e como tínhamos que andar um pouco a pé aproveitei para deixar caixa com cada um dos doces da nossa mesa de consoada numa casa onde moram pessoas muito especiais que se dedicam inteiramente aos outros. Após explicar aos meus filhos o que tinha a pequena caixa que deixava naquela porta recebo outro presente maravilhoso; "mãe, sabes... tu és mesmo uma pessoa carinhosa!" Nenhum frio foi mais forte que o calor daquelas palavras. Receber presentes destes é mesmo um gigante privilégio!


terceiro presente

Este Natal os convidados à nossa mesa na consoada foram um casal de idosos. "Sossego" foi sempre o desejo que ouvi, nas semanas antes do Natal, da voz daquela senhora... e foi ela que acabou por vir a uma casa um pouco agitada como é a nossa casa, nas festas. Mas, não foi um Natal atribulado e penso que o desejo dela foi realizado, apesar das brincadeiras dos meus filhos. Para nós, além de partilharmos uma noite tão especial com eles, foi também um Natal muito, muito divertido. No meio de algumas gafes, nunca desvendadas, de algumas "apostas" para desdramatizar momentos menos bons e de um engano enorme com um filme que compramos para ver em família... este Natal não podia ficar mais marcado pela alegria, pelo divertimento, e pelas gargalhadas. Nunca o esqueceremos e sabe mesmo bem ter lembranças tão boas como as deste Natal!

4 comentários:

  1. Olá Isabel!

    Obrigado por esta partilha. São momentos em que parece que, de mãos nuas, tocamos a vida pura e cristalina.

    Vim aqui ao teu blogue porque andei hoje a tratar da minha correspondência de "Ano Novo" - sim, não gosto de entrar no stress pré-Natal e por isso arrasto os "postais de Natal" para os dias seguintes, conforme a minha disponibilidade, às vezes até chegar o Ano Novo. Andei - dizia - pelo meu quarto a ver se encontrava o envelope que me mandaste há tempos para copiar a morada e não o encontrei. Nada feito!

    Em vez de ser pelo correio, mando-o por aqui! :)

    Espero que tenhas um ano em cheio e que continues a iluminar a vida de tanta gente! Que recebas de Deus as graças de que mais precises para a tua missão.

    BJS!
    João.

    ResponderEliminar
  2. Que bom, sentires assim o teu Natal. Fico imensamente contente com o primeiro; imagino a importância.
    Um excelente ano de 2010. Muita esperança, querida Isabel.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pela partilha, foram momentos de grande profundidade humana e significam muito do que é a vida em todas as suas dimensões. Que 2010 traga alegria, paz e esperança. beijinhos!

    ResponderEliminar
  4. Acabo de ler este post e não posso deixar de agradecer pela luz que ele é.

    Muitas felicidades para este ao de 2010!

    ResponderEliminar